Alexandre, possivelmente por Apeles

Alexandre, possivelmente por Apeles
A natureza polêmica e controvertida da filosofia cética ao longo da história da filosofia é, ao menos em parte, resultado da ambiguidade e imprecisão com que esse termo é continuamente mobilizado. Já Sexto Empírico, médico e filósofo do início da era cristã, principal fonte do ceticismo pirrônico hoje restante, insiste no modo como as usuais “refutações” da filosofia cética baseiam-se numa compreensão precária do que eles disseram. Se a sua retomada no período do Renascimento, como diz Richard Popkin, contribuiu decisivamente para a gestação da assim chamada filosofia moderna, as controvérsias e mal-entendidos apenas se multiplicaram. Não apenas filósofos explicitamente simpáticos ao ceticismo – como Montaigne, Gassendi, Bayle e Hume – o reconstruíram de modos singulares e diversos, como diversos daqueles que pretenderam refutá-lo – como Berkeley ou Kant – são tributários dessa filosofia num grau que por vezes eles mesmos parecem não ter reconhecido integralmente, o que é seguramente muito mais verdadeiro a respeito das leituras usuais dessas filosofias. O objetivo do grupo “Questões Céticas” é o de formar e integrar pesquisadores interessados no exame dos contornos problemáticos e desconhecidos da “tradição cética” e de suas consequências. Isso abrange tanto o estudo das diversas versões de ceticismo historicamente dadas, em diversos de seus aspectos: epistemológicos, científicos, morais, políticos e literários, e mesmo a maneira como problematiza radicalmente a própria natureza da filosofia, como suas repercussões diversas ao longo da história da filosofia, inclusive e sobretudo na rejeição do ceticismo.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

URGENTE

Queridos alunos,
Muito embora eu esteja afastado, fui convidado pela nossa atual chefe do Departamento para participar de uma reunião na quinta-feira à tarde sobre distribuição de vagas de professores. Não posso, em princípio, deixar de atender a esse convite.
Minha sugestão seria a de que nos encontrássemos duas horas em ponto no saguão para conversarmos sobre o que fazer. Estarei aqui nesta sexta e no fim-de-semana. Já estamos adiando demais esse encontro. Se vs tiverem disponibilidade, fazemos ainda nesta semana. Se não, paciência, faremos na próxima vez.
Podemos decidir com base nos que estiverem presentes. Se alguém não puder vir, por favor avise (e indique sua disponibilidade de tempo). De todo modo, a decisão será informada aqui.

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário